Boa Vista amplia uso de drones para monitoramento e apoio a operações da GCM

Dois drones de última geração adquiridos pela Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (SMSOP) passam a reforçar as ações da Guarda Civil Municipal (GCM) em Boa Vista.

De acordo com o secretário adjunto da pasta, Antonio Carvalho Filho, a iniciativa integra o processo de modernização da segurança pública municipal. “Em 2025, passamos a contar com 144 câmeras corporais e com o aplicativo BV Protege, voltado tanto para mulheres acompanhadas pela Patrulha Maria da Penha quanto para a população em geral. Esse avanço inclui ainda a aquisição de novos armamentos e equipamentos, como os drones”, ressaltou.

Os equipamentos serão empregados em diferentes frentes, entre elas o patrulhamento aéreo, o apoio a operações policiais, a identificação de suspeitos e o monitoramento de grandes eventos. Com uma visão aérea estratégica, os drones permitem a transmissão de imagens e informações em tempo real, ampliando a eficiência das ações.

Indicados para missões de alta complexidade, os drones do modelo DJI Mavic 3 Enterprise Thermal agregam mais agilidade e precisão às operações da GCM. A tecnologia conta com câmera térmica, possibilitando o uso mesmo em ambientes com baixa visibilidade ou durante o período noturno.

Segundo o inspetor Mirley Costa Silva, os novos equipamentos também terão papel fundamental no apoio à Defesa Civil Municipal. “Os drones conseguem acessar áreas de difícil alcance e são essenciais em ações de busca e salvamento, permitindo localizar pessoas ou animais desaparecidos em grandes extensões, especialmente à noite ou em situações adversas, por meio da identificação do calor corporal”, explicou.

Facebook
X
Telegram
WhatsApp