Mais de 39 mil vagas temporárias são autorizadas para o IBGE em trabalhos de censo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) poderá reforçar seu quadro de pessoal com a contratação de até 39.108 trabalhadores temporários para atuar nos censos previstos para 2025. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (17), por meio de portaria ministerial.

O documento é assinado pelas ministras Esther Dweck, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento, e autoriza contratações por tempo determinado para a execução do Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2025, além do Censo da População em Situação de Rua.

A seleção dos profissionais ocorrerá por meio de processo seletivo simplificado. Segundo a portaria, o edital com as normas e o cronograma de inscrições deverá ser lançado em até seis meses, contados a partir da data de publicação do ato.

Do total de vagas autorizadas, a maioria será destinada às atividades de campo. Estão previstas 27.330 vagas para recenseadores e 4.143 para agentes censitários supervisores, responsáveis pelo acompanhamento das equipes e pela supervisão da coleta de dados.

O ato também detalha oportunidades para outros cargos, como analista censitário (1.020 vagas), agente operacional regional (1.286), agente censitário regional (1.286), agente censitário administrativo (1.432), agente censitário de informática (1.446) e agente censitário de qualidade (1.165).

Facebook
X
Telegram
WhatsApp