Rede estadual anuncia início das matrículas no dia 6, com mais de 18 mil vagas abertas.

As inscrições seguem até 19 de janeiro nas escolas da capital e do interior; as aulas têm início no dia 29 deste mês.

Inicia-se nesta terça-feira (6) o período de matrículas para novos alunos da rede pública estadual de ensino. Estão sendo oferecidas mais de 18 mil vagas para o ano letivo de 2026, com inscrições abertas até 19 de janeiro, que devem ser realizadas diretamente nas escolas da capital e do interior.

Conforme informações da Secretaria de Educação e Desporto (Seed), há 13.640 vagas disponíveis em Boa Vista, das quais 5.025 foram reservadas para o Sorteio Público de Vagas, realizado em 30 de dezembro de 2025, de acordo com o Edital nº 151/2025.

As demais 8.615 vagas estão distribuídas entre o Ensino Fundamental, Ensino Médio e a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para o interior do Estado, estão sendo disponibilizadas 4.600 vagas. A secretária de Gestão da Educação Básica da Seed, Raimunda Rodrigues, assegurou que a rede estadual possui capacidade para atender toda a demanda de novos alunos que buscarem as escolas em 2026.

“São mais de 18 mil novas vagas nas escolas da capital e do interior, todas para o 6º ano do Ensino Fundamental e para a 1ª série do Ensino Médio. Dessas, 3.600 são somente para unidades da capital, sendo que 5.025 vagas foram destinadas ao sorteio público nas escolas militarizadas de Boa Vista e em três escolas não militarizadas que têm grande procura dos pais, como Lobo D’ Almada, Euclides da Cunha e Diva Lima”, explicou.

Distribuição das Vagas na Rede Estadual

Para o 6º ano do Ensino Fundamental, estão sendo oferecidas 2.960 vagas, abrangendo turmas em tempo parcial e integral. Para a 1ª série do Ensino Médio, também há 2.960 vagas, distribuídas entre ensino parcial, integral, com oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio, e ensino noturno, através do programa Ensino Médio Mais. As outras 2.695 vagas são destinadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA), contemplando o 2º segmento (do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental) e o 3º segmento (Ensino Médio), totalizando as 8.615 vagas disponíveis na capital.

Para as escolas estaduais localizadas nos municípios do interior, estão sendo disponibilizadas 4.600 vagas, tanto em áreas urbanas quanto rurais. Nas escolas estaduais indígenas, segundo a Seed, não há limite de vagas, e as unidades estão orientadas a realizar a Busca Ativa Escolar, visando garantir que crianças e adolescentes em idade escolar sejam matriculados e não fiquem fora da sala de aula.

Como Garantir a Matrícula para 2026

Para efetivar a matrícula, pais, responsáveis ou estudantes maiores de idade devem comparecer à unidade de ensino mais próxima de sua residência entre os dias 6 e 19 de janeiro, nos horários das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30. O procedimento é realizado presencialmente, diretamente na secretaria da escola.

No atendimento, é necessário apresentar a documentação original e cópias, incluindo histórico escolar ou declaração de transferência; certidão de nascimento ou RG do aluno; CPF do estudante, se houver; cartão de vacinação atualizado; cartão do Bolsa Família, para beneficiários; duas fotografias 3×4 recentes; além do documento de identidade e CPF do responsável legal e um comprovante de residência atualizado, com CEP.

O ano letivo de 2026 na rede pública estadual começará no dia 29 de janeiro, conforme o Calendário Escolar divulgado pela Seed, que prevê 208 dias letivos. O documento, que organiza os bimestres e as atividades pedagógicas, pode ser consultado na íntegra no site oficial da secretaria.

Central de Atendimento para Matrículas

Pais ou responsáveis que não conseguirem realizar a matrícula dentro do prazo oficial poderão buscar atendimento na Central de Matrículas, que funcionará entre os dias 21 e 30 de janeiro. O serviço será oferecido no prédio administrativo da Secretaria de Educação e Desporto (Seed), localizado na Praça do Centro Cívico, nº 550, no Centro de Boa Vista, no horário das 7h30 às 13h30.

Durante o atendimento, o sistema será consultado para identificar a vaga disponível mais próxima da residência do aluno. Após a orientação, o responsável receberá um encaminhamento para comparecer diretamente à unidade escolar indicada e concluir o processo de matrícula.

Facebook
X
Telegram
WhatsApp